domingo, 8 de abril de 2012

Transposição do Rio São Francisco


A Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável a Rio mais 20, está se aproximando e retoma-se a discussão critica sobre a transposição do Rio Sao Francisco, onde com um terço do custo das obras seria possivel construir um grande sistema de abastecimeto de água para toda a região nordeste, segundo o Engenheiro João Abner Guimaraes.
Nessas obras foram delimitadas uma área onde ocorre, os efeitos indiretos da integação das águas e uma outra área onde se dão as tranformações ambientais diretas decorrentes do empreendimento.Diante disso temos impactos positivos e negativos  descritos abaixo:
Impactos Positivos:
aumento da oferta e da garantia hidrica;
aumento da oferta de água para abastecimento urbano;
dinamização da economia regional;
melhoria na qualidade da água nas bacias receptoras;
diminuição do exodo rural;
redução das exposição da populaçao as doenças.
Impactos Negativos:
perda temporária de empregos e renda por efeito das desapropriações;
ruptura das relações socio-comunitarias durante a fase da obra;
possibilidade de interferencias com populações indigenas;
pressão sobe a infra-estrutura urbana
modificação da composição das comunidades biológicas dos nativos das bacias receptoras.

Fonte CPEA - Centro de Pesquisas e Estudos Agrários e Ambientais.
Ministério da integração nacional
projeto de integração do Rio São francisco com as bacias hidrograficas do nordeste Setentrional.
www.cphsãofrancisco.org.br/abacia.ph

Reflexão:
Para sua propria sobrevivência a maior arma do homem foi a utilização dos meios oferecidos pela natureza, seja utilizando os normalmente, seja transformando-os no que lhe convém. O que intriga entretanto é o seguinte: utiliza-se corretamente tais meios, respeitando assim o que gratuitamente nos oferece  a propria natureza; Quando transformamdos-os estamos agindo de forma necessária, ou também racional e respeitável?
O nosso tema trata dos recursos hidricos, ou seja, aquilo que nos é oferecido gratuitamente pela natureza, na sua forma " Original".È  bom acentuar  isso na sua  forma "Original" .  A  transposição do rio Sao Francisco, o rio da integridade Nacional, como o nome já diz, vai mudar o curso original do mesmo, desviando-o para determinadas regiões onde originalmente ele cursa.
A questão é: Até que ponto isso será realmente benéfico tanto para as regiões ribeirinhas originalmente banhadas, e pelas que agora o serão na forma transposta. Até que ponto isso é benefico para o Brasil, para o Rio São Francisco e por fim, mas principalmente para a própria natureza.
Será que estudamos e temos real consciência dos efeitos contraditorios e reflexivos disso no futuro? A natureza costuma das respostas surpreendentes.  Vamos refletir!.
Vamos economizar água pois é a salvação do nosso planeta!
Nelma Barcelos